Investimento em publicidade soma R$ 11,2 bilhões no trimestre

Dados da Kantar Ibope Media sinalizam um desempenho estável na comparação com os primeiros três meses de 2020, com recuo de 1,2%

Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram o valor de R$ 11,2 bilhões, de acordo com dados revelados pela Kantar Ibope Media nesta sexta-feira, 7. O montante é 1,2% inferior ao registrado pelo mesmo estudo da consultoria no primeiro trimestre de 2020, o que representa, na visão da Kantar, uma estabilidade do mercado e um sinal de recuperação no ritmo dos investimentos após um ano de 2020 marcado por retrações econômicas decorrentes da crise da pandemia de Covid-19.

De acordo com Adriana Fávaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media, os resultados do primeiro semestre sinalizam uma acomodação do mercado publicitário em relação às novas lógicas de consumo que se desenharam após a pandemia e apontam que os anunciantes se conscientizaram da importância de manter uma comunicação ativa com seu público-alvo. Em 2020, a Kantar Ibope Media reportou um investimento total de R$ 49 bilhões em publicidade no Brasil, número 9,8% inferior ao registrado em 2019, período anterior à pandemia.

O desempenho dos negócios do primeiro trimestre foram impulsionados por alguns setores que ampliaram as verbas destinadas à compra de mídia, como o Imobiliário, que cresceu seus investimentos em 53%; o de telecomunicações, cujo investimento em mídia aumentou 43% no primeiro trimestre e Eletrônicos & Informática, cujas verbas de compra de mídia aumentarem 36%, segundo consultoria.

Esses três setores, na visão de Adriana, tem em comum o fato de refletir os novos hábitos de vivência e consumo da sociedade. As pessoas vem sendo obrigadas a passar mais tempo em casa, seja para trabalho ou para atividades de lazer, o que impulsiona o uso de smartphones e demais devices tecnológicos, que demandam, por sua vez, mais conexão e serviços de telefonia e TV. “Desde que a pandemia começou, todas as pessoas mudaram, de alguma maneira, seus hábitos e isso acabou interferindo na dinâmica dos setores econômicos, que passaram a investir mais em publicidade”, comenta a porta-voz da consultoria.

Ao mesmo tempo em que alguns segmentos econômicos são impulsionados pelos diferentes hábitos de consumo, outros ainda sofrem os efeitos da paralisação das atividades e retração do interesse dos consumidores por conta das medidas restritivas de combate à pandemia. É o caso do setor de turismo, cujo investimento em publicidade recuou 43% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020. O segmento de bebidas, que sofreu os impactos do fechamento dos bares e restaurantes em algumas grandes brasileiras na primeira parte do ano, teve um recuo de 27% nos seus investimentos em publicidade no primeiro trimestre do ano. A mesma queda também foi registrada no setor automotivo, que desde o ano passado também vem enfrentando dificuldades em meio à crise de Covid-19.

Fonte: M&M

Final do BBB21 tem 63 comerciais nos intervalos

Anunciantes aproveitam a exposição do último episódio da temporada, que rendeu recordes comerciais a Globo

Exibido na noite dessa terça-feira, 4 (e já no início na madrugada de terça-feira, 5), o último episódio da edição deste ano do Big Brother Brasil reforçou o poder do reality-show em atrair anunciantes. Para aproveitar o interesse da audiência no desfecho da disputa, dezenas de  marcas exibiram mensagens publicitárias no intervalo do programa.

O encerramento do reality, que consagrou a participante Juliette Freire como a campeã, exibiu seis blocos de intervalos comerciais, com 63 filmes publicitários, ao todo. Alguns anunciantes exibiram suas mensagens mais de uma vez, como a plataforma de e-commerce AliExpress, a Amazon e o Itaú.

Parte dessas marcas exibidas na final eram patrocinadores do reality, que investiram para vincular suas marcas ao longo de todo o programa. É o caso de Avon, Americanas, P&G, Amstel, Seara, McDonald’s e PicPay.

Mesmo as empresas que não patrocinaram o BBB aproveitaram a visibilidade da atração para exibir suas mensagens publicitárias, como Natura, Vivo, Tim, Electrolux, Riachuelo, Casas Bahia, Banco Original, Doril, CVC, MyCon, Engov, Motorola, Pão de Açúcar, Addera, Simparic, Magazine Luiza, Uber Eats, Brahma e outros.

Alguns anunciantes aproveitaram a final para estrear suas campanhas na TV, como a Britania, que exibiu a campanha que celebra os 65 anos da empresa e apresenta Ivete Sangalo como garota-propaganda. O TikTok também usou a final do BBB para estrear o conceito #IssoOTikTokMostra.

Dentro do programa, durante os 100 dias de exibição do reality-show, a Globo exibiu 196 ações de merchandising, considerando as exibições das marcas na TV aberta e no Multishow, de 22 anunciantes diferentes. Já no digital, foram 537 ações entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa.

 

Por: M&M – 05/05/2021
Foto: Juliette Freire, a campeã do BBB21, é abraçada pelos finalistas Camilla de Lucas e Fiuk (Crédito: GShow)

Samsung vai comercializar publicidade nas TVs conectadas

Empresa quer explorar formatos comerciais para anunciantes em seus televisores conectados à internet.

Auxiliar os anunciantes a se conectarem com a audiência no momento em que ela está receptiva à absorção de conteúdo é a proposta da Samsung Ads, plataforma de publicidade em suas TVs conectadas que a companhia começa a disponibilizar no mercado brasileiro. Na visão da companhia, existe um movimento intenso em direção a serviços sob demanda, plataformas de streaming e jogos e as marcas tem o desafio de manter a conexão com este novo consumidor.

Nesse primeiro momento, a Samsung oferece dois formatos de inserções publicitárias em seus televisores conectados. O primeiro é o Smart Hub, mecanismo de descoberta de conteúdo que reúne os aplicativos disponíveis na TV. Nesse ambiente, o anúncio publicitário poderá ser exibido ao lado dos aplicativos. As marcas também poderão utilizar o espaço da loja de aplicativos do ambiente da Samsung, o App Store Masthead. Ao clicar nesses banners, o usuário pode ter acesso a anúncios em vídeos e links que levam diretamente ao e-commerce ou site do anunciante.

“Também criamos experiências de anúncios no Samsung TV Plus, nosso serviço de streaming de TV gratuito com suporte para anúncios, disponível em todas as Smart TVs da Samsung fabricadas a partir de 2017 e mais recentes. Essas experiências de anúncio podem ser direcionadas a diferentes tipos de público e oferecem aos anunciantes o alcance da TV linear tradicional com a capacidade de endereçamento e medição do digital”, explica Essio Floridi, sales of director da Samsung Ads da América Latina.

A plataforma de publicidade da marca está disponível para uma rede de mais de 11 milhões de smart TVs e a Samsung vê no mercado brasileiro potencial para a exploração publicitário desse tipo de formato. “Nos Estados Unidos, por exemplo, temos visto um grande crescimento no tempo gasto em streaming. Na verdade, desde o último trimestre de 2019, os consumidores dos EUA passam mais tempo em ambientes de visualização em streaming do que linear e a pandemia apenas acelerou essa tendência. Os anunciantes estão realocando suas verbas publicitárias de TV para ainda atingir audiências de massa no linear e, em seguida, conseguem atingir de uma maneira altamente eficaz no streaming aqueles milhões de pessoas que não foram impactadas”, explica o executivo.

A Samsung está apresentando a plataforma de publicidade ao mercado publicitário e já firmou parceria com O Boticário, que tem utilizado a plataforma para exibir seus produtos.

 

Fonte: Meio e Mensagem

Oscar 2021: Nomadland e Netflix levam estatuetas

Netflix é a maior premiada da noite e Disney leva principais categorias.

A93ª edição do Oscar, ou The Academy Awards, foi inédita por ser a primeira vez em que a premiação aceitou a inscrição de filmes exibidos apenas em . Até então, para ser elegível, um filme teria que ser exibido em um cinema em Los Angeles durante sete dias consecutivos, com no mínimo três sessões diárias. Essa é uma das principais regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que foi rompida por conta das possibilidades imprevisíveis de exibição nas grandes telas em decorrência da Covid-19. Na noite deste domingo, 25, a cerimônia de entrega do Oscar celebrou o cinema enquanto consagrou o streaming.

Ao aceitar o premio de Melhor Atriz por Nomadland, da Starlight Pictures (Walt Disney Company), um filme que ela produziu, Frances McDormand fez um apelo: “Um dia, muito, muito em breve, leve todos que você conhece para um cinema, ombro a ombro naquele espaço escuro. E assista a cada filme que está representado aqui esta noite”. O discurso foi uma clara referência a pandemia, que interrompeu atividades e operações de cinemas por todo o mundo. Nomadland foi criado pensando na telona e, por conta da pandemia, foi distribuída nos streamings Hulu e Disney +.

De uma forma ou outra, a decisão da academia amplia a disputa dos streamings pela atenção e reconhecimento dos assinantes. Em 2020, o streaming foi nomeado 24 vezes. Este ano, foram 33 indicações — recorde da empresa até então. Amazon Prime Video recebeu seis indicações; e HBO Max recebeu seis.

Na corrida que compete ao Oscar deste ano, o vencedor é a Netflix, que levou sete estatuetas: Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Figurino por A Voz Suprema do Blues; Melhor Curta de Live-Action por Two Different Strangers; Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you; Melhor Documentário por Professor Polvo; Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte por Mank. Amazon Prime Video recebeu estatuetas por O Som do Silêncio (Melhor Edição e Melhor Som) e HBO Max recebeu Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Canção Original por Judas e o Messias Negro. Esta foi a primeira vez que Netflix foi a empresa mais premiada. Em 2020, a Disney ocupou este lugar.

Porém, apesar de Mank ter sido o filme mais indicado da noite (10), não foi o mais premiado. O longa que ocupou este lugar foi Nomadland, que levou três dos principais prêmios da noite: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. O conglomerado Disney também prevaleceu. Indicada 14 vezes, a Walt Disney Company ganhou três prêmios por Nomadland, da Starlight Pictures; e Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora por Soul, da Pixar.

Toda a edição foi criada para se assemelhar a estética de um filme, e não uma transmissão de televisão, e homenagear tal arte cinematográfica. Como em um filme, a abertura da premiação contava com letreiros para indicar o evento e os atores e diretores que participaram apresentando as categorias, como Laura Dern, Don Cheadle, Brad Pitt e Hong Joon-Ho.

Estes últimos, por sua vez, começaram sua introdução à categoria falando de experiências próprias com longas-metragens, como a primeira vez que foram ao cinema, ou assistiram a um filme internacional ou, então, que efeitos visuais lhe impressionaram quando pequenos.

Regina King, a apresentadora da noite, reforçou a ideia de tentar tornar a experiência do Oscar semelhante a um filme e disse: “Esta noite, estamos aqui para comemorar. Este realmente foi um ano difícil para todos, mas nosso amor pelo cinema ajudou a nos ajudar a passar. Isso nos fez sentir menos isolados e nos conectando quando estávamos separados. Hoje à noite, você vai conhecer uma família criativa de contadores de histórias. Você vai ouvir histórias de como eles se apaixonaram por filmes e como esse amor de filme os conecta aos filmes que estamos aqui para honrar esta noite”, indicou.

“Sim, estamos fazendo isso sem máscara. Você provavelmente está perguntando: ‘Como eles são capazes de fazer isso?’. Bem, pense nisso como um set de filmagem, um filme do Oscar com um elenco de mais de 200 indicados. As pessoas foram testadas, retestadas, ficaram socialmente distantes, e estamos seguindo todos os protocolos rigorosos que nos levaram de volta ao trabalho com segurança. Então, assim como em um set de filmagem, quando estamos rolando, máscaras fora. E quando não estamos enrolando, máscaras. Está bem? É assim que fazemos”, continuou.

Já ao apresentar os profissionais indicados, os apresentadores traçaram trajetórias de carreira de cada concorrente e suas inspirações para trabalhar na área. Essa nova abordagem adicionou alguns minutos ao processo, mas restrição de tempo não foi um problema este ano. A premiação deixou que os vencedores falassem a vontade e por quanto tempo quisessem em seus discursos, não mais restringindo-os a 45 segundos.

O evento não aconteceu no Dolby Theatre, como tem ocorrido desde 2001, quando o espaço foi inaugurado. Desta vez, a premiação foi sediada na estação Union Station, no centro de Los Angeles. Para os indicados que não estavam em Los Angeles, a academia instalou dez estações via satélite em cidades como Londres, Paris e Nova York, ao invés de recorrer às videochamadas.

Discussões atuais
Cada ano, o Oscar também vira palco para críticas sobre a indústria do cinema, seja assédio, falta de representatividade feminina, de profissionais negros, reconhecimento de mercados internacionais e outros. Deste ano, não foi diferente.

No seu monólogo de abertura, Regina King fez questão de pontuar a morte de George Floyd e o julgamento dos culpados: “Estamos de luto pela perda de tantos. E eu tenho que ser honesta. Se as coisas tivessem sido diferentes na semana passada em Minneapolis, eu poderia ter trocado meus saltos por botas de marcha. Agora, eu sei que muitos de vocês em casa querem alcançar o seu controle remoto quando você sente que Hollywood está pregando para você. Mas como mãe de um filho negro, sei o medo com o qual tantos convivem, e nenhuma quantidade de fama ou fortuna muda isso, ok?”.

O comediante e roteirista do Melhor Curta de Live Action (Two Distant Strangers), Travon Free, homenageou vítimas de violência policial: “Hoje a polícia vai matar três pessoas. E amanhã a polícia vai matar três pessoas e no dia seguinte, a polícia vai matar três pessoas porque, em média, a polícia na América todos os dias mata três pessoas. O que equivale a cerca de 1.000 pessoas por ano. E essas pessoas são desproporcionalmente negras. E, você sabe, James Baldwin uma vez disse que a coisa mais desprezível que uma pessoa pode ser é indiferente à dor dos outros. E então eu só peço que você, por favor, não seja indiferente. Por favor, não seja indiferente à nossa dor”.

Ao ganhar na categoria de Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you, os diretores dedicaram o prêmio a todos que tiveram parentes e amigos mortos por armas de fogo e indicou que os Estados Unidos é um dos países que lideram o ranking dos que tem mais morte por armas de fogo no mundo. “Temos que melhorar”, disseram.

Apesar de caminhar para uma evolução na representatividade feminina, esta foi a primeira vez que duas mulheres (Chloé Zhao e Esmeralda Lilly Fennell) foram indicadas a Melhor Direção no mesmo ano. A edição buscou também incluir representatividade com uma atriz apresentando categorias em libras e o diretor de parasita, Bong Joon-Ho, apresentou a categoria de Melhor Direção inteiramente em koreano.

Confira os premiados em todas as categorias:

Melhor Filme
Meu Pai
Judas e o Messias Negro
Mank
Minari
Nomadland 
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Direção
Thomas Vinterberg, por Druk – Mais Uma Rodada
David Fincher, por Mank
Lee Isaac Chung, por Minari
Chloé Zhao, por Nomadland 
Emerald Fennell, por Bela Vingança

Melhor Atriz
Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues
Andra Day, por The United States vs. Billie Holliday
Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
Frances McDormand, por Nomadland 
Carey Mulligan, por Bela Vingança

Melhor Ator
Riz Ahmed, por O Som do Silêncio
Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues
Anthony Hopkins, por Meu Pai
Gary Oldman, por Mank
Steven Yeun, por Minari

Melhor Atriz Coadjuvante
Maria Bakalova, por Borat: Fita Seguinte de Cinema
Glenn Close, por Era Uma Vez Um Sonho
Olivia Colman, por Meu Pai
Amanda Seyfried, por Mank
Youn Yuh-jung, por Minari

Melhor Ator Coadjuvante
Sacha Baron Cohen, por Os 7 de Chicago
Daniel Kaluuya, por Judas e o Messias Negro
Leslie Odom, Jr., por Uma Noite em Miami
Paul Raci, por O Som do Silêncio
Lakeith Stanfield, por Judas e o Messias Negro

Melhor Roteiro Original
Judas e o Messias Negro
Minari

Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Roteiro Adaptado
Borat: Fita Seguinte de Cinema
Meu Pai
Nomadland
Uma Noite em Miami
O Tigre Branco

Melhor Documentário
Collective
Crip Camp: Revolução pela Inclusão
Agente Duplo
Professor Polvo
Time

Melhor Filme Internacional
Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)
Better Days (Hong Kong)
Collective (Romênia)
The Man Who Sold His Skin (Tunísia)
Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

Melhor Animação
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
A Caminho da Lua
Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Soul
Wolfwalkers

Melhor Fotografia
Judas e o Messias Negro
Mank
Relatos do Mundo
Nomadland
Os 7 de Chicago

Melhor Figurino
Emma.
A Voz Suprema do Blues
Mank
Mulan
Pinocchio

Melhor Maquiagem e Penteado
Emma.
Era Uma Vez um Sonho
A Voz Suprema do Blues
Mank
Pinocchio

Melhor Direção de Arte
Meu Pai
A Voz Suprema do Blues
Mank
Relatos do Mundo
Tenet

Melhor Trilha Sonora Original
Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul

Melhor Canção Original
“Fight por You”, de Judas e o Messias Negro
“Hear My Voice, de Os 7 de Chicago
“Husavik”, por Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars
“Io Sí (Senn)”, por Rosa e Momo
“Speak Now”, por Uma Noite em Miami

Melhor Som
Greyhound: Na Mira do Inimigo
Mank
Relatos do Mundo
Soul

O Som do Silêncio

Melhor Edição
Meu Pai
Nomadland
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhores Efeitos Visuais
Problemas Monstruosos
O Céu da Meia-Noite
Mulan
O Grande Ivan
Tenet

Melhor Curta de Animação
Burrow
Genius Loci

If anything happens I love you
Opera
Yes-People

Melhor Curta Live-Action
Feeling Through
The Letter Room
The Present

Two Distant Strangers
The White Eye

Melhor Curta Documental
Colette
A Concerto is a Conversation
Do Not Split
Hunger Ward
A Love Song for Latasha

 

Fonte: Meio e Mensagem

Indicados ao OSCAR 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na última segunda-feira, 15, os indicados para a 93ª edição do OSCAR. A Netflix sai na frente mais uma vez com 35 indicações, seguida da Amazon que teve 12 indicações. Destaco que pela primeira vez em 93 edições duas mulheres são indicadas a melhor direção, Chloé Zhao, Nomadland e Emerald Fennell, Bela Vingança, Mank foi o filme mais indicado (10 categorias) e seis filmes receberam seis indicações cada: Minari, Nomadland, Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio. Bela vingança  e A Voz Suprema do Blues vem em seguida, com cinco indicações cada. Chadwick Boseman (1976-2020) novamente recebe uma indicação póstuma de ator na categoria principal.

Confira a lista completa dos indicados:

Melhor filme

Meu pai
Judas e o messias negro
Mank
Minari
Nomadland
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor atriz
Viola Davis – “A voz suprema do blues”
Andra Day – “Estados Unidos Vs Billie Holiday”
Vanessa Kirby – “Pieces of a woman”
Frances McDormand – “Nomadland”
Carey Mulligan – “Bela vingança”

Melhor ator

Riz Ahmed – “O som do silêncio”
Chadwick Boseman – “A voz suprema do blues”
Anthony Hopkins – “Meu pai”
Gary Oldman – “Mank”
Steve Yeun – “Minari”

Melhor direção

Thomas Vinterberg – “Druk – Mais uma rodada”
David Fincher – “Mank”
Lee Isaac Chung – “Minari”
Chloé Zhao – “Nomadland”
Emerald Fennell – “Bela vingança”

Melhor atriz coadjuvante

Maria Bakalova – “Borat 2”
Glenn Close – “Era uma vez um sonho”
Olivia Colman – “Meu pai”
Amanda Seyfried – “Mank”
Yuh-Jung Youn – “Minari”

Melhor ator coadjuvante

Sacha Baron Cohen – “Os 7 de Chicago”
Daniel Kaluuya – “Judas e o messias negro”
Leslie Odom Jr. – “Uma noite em Miami”
Paul Raci – “O som do silêncio”
Lakeith Stanfield – “Judas e o messias negro”

Melhor filme internacional

Druk – Mais uma rodada (Dinamarca)
Shaonian de ni (Hong Kong)
Collective (Romênia)
O homem que vendeu sua pele (Tunísia)
Quo vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

Melhor roteiro adaptado

Borat 2
Meu pai
Nomadland
Uma noite em Miami
O tigre branco

Melhor roteiro original

Judas e o Messias negro
Minari
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor figurino

Emma
A voz suprema do blues
Mank
Mulan
Pinóquio

Melhor trilha sonora

Destacamento blood
Mank
Minari
Relatos do mundo
Soul

Melhor animação

Dois irmãos: Uma jornada fantástica
A caminho da lua
Shaun, o Carneiro: O Filme – A fazenda contra-ataca
Soul
Wolfwalkers

Melhor curta de animação

Burrow
Genius Loci
If anything happens I love you
Opera
Yes people

Melhor curta-metragem em live action

Feeling through
The letter room
The present
wo distant strangers
White Eye

Melhor documentário

“Collective”
“Crip camp”
“The mole agent”
“My octopus teacher”
“Time”

Melhor documentário de curta-metragem

Collete
A concerto is a conversation
Do not split
Hunger ward
A love song for Natasha

Melhor som

Greyhound: Na mira do inimigo
Mank
Relatos do mundo
Soul
O som do silêncio

Canção original

Fight for you – “Judas e o messias negro”
Hear my voice – “Os 7 de Chicago”
Husa’vik – “Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars”
Io sì – “Rosa e Momo”
Speak now – “Uma noite em Miami”

Maquiagem e cabelo

Emma
Era uma vez um sonho
A voz suprema do blues
Mank
Pinóquio

Efeitos visuais

Problemas monstruosos
O céu da meia-noite
Mulan
O grande Ivan
Tenet

Melhor fotografia

Judas e o messias negro
Mank
Relatos do mundo
Nomadland
Os 7 de Chicago

Melhor edição

Meu pai
Nomadland
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor design de produção

Meu pai
A voz suprema do blues
Mank
Relatos do mundo
Tenet

Por: Acontecendo Aqui

Drones formam QR Code gigante para baixar jogo na China

Tem se tornado comum ver drones sendo utilizados para as mais diversas ações. Em muitos casos eles acabam sendo úteis em entregas, mas uma empresa chinesa chamada Bilibili decidiu recorrer a essa tecnologia para criar um show diferente em comemoração ao lançamento do game Princess Connect Re: Dive.

Para realizar essa ação, a companhia conhecida por seus trabalhos com animes e mangás decidiu utilizar 1.500 drones para formar um código QR gigante na cidade de Xangai. Enquanto eles estavam suspensos no ar, os pedestres podiam mirar seus celulares na imagem formada para baixar o game.

Antes da imagem se formar, os drones fizeram algumas coreografias que remetem ao game no ar, presenteando aqueles que estavam na rua um show noturno um tanto quanto diferente, como você pode conferir no vídeo que está na sequência:

Vale mencionar que, além de poder baixar o jogo, quem apontou o celular para as aeronaves não tripuladas também teve a chance de obter mais informações relacionadas ao título, que é um RPG lançado na Ásia no ano passado e no restante do mundo em 2021.

Curiosamente, a Bilibili já havia feito algo parecido no lançamento de Princess Connect Re: Dive (mas sem o uso de drones): na entrada do prédio em que a companhia está instalada, um código QR foi deixado sem nenhum tipo de pista ou indicação do que ele fazia, e quem o escaneava era enviado diretamente para a página de download do game.

 

Fonte: Tecmundo

Washington Olivetto lança o W/Cast

Podcast vai relatar as experiências vividas pelo publicitário em toda a sua carreira.

Estreia nesta segunda-feira (19) nas principais plataformas de streaming de aúdio o W/Cast – podcast de Washington Olivetto. Patrocidado pelo Bradesco Seguros e produzido pela gestora de propriedade intelectual e produtora de conteúdos premium HUB Mídia, o programa irá relatar aos ouvintes as principais experiências de vida do publicitário: trajetória profissional, histórias dos grandes prêmios que recebeu, campanhas que deram muito errado, encontro mal sucedido com a atriz Jennifer O’Neill, parceria profissional com Francesc Petit entre outros.

Um dos destaques dos episódios é o início sempre com um instrumental de uma canção simbólica para Olivetto que remete ao momento em que a história que será contada aconteceu e se repete no fechamento do episódio. Como no de homenagem às Mulheres na Publicidade, que tem, no início e no final, a canção ‘Mulher’, além de ‘Mulher Brasileira’ e ‘Pretty Woman’ no decorrer da história.

O projeto conta com uma campanha de lançamento digital protagonizada por Carlinhos Moreno, o Garoto Bombril. Ele foi dirigido remotamente pelo diretor de filmes publicitários, Andrés Bukowinski, o mesmo que dirigiu Carlinhos em mais de 400 filmes. O comercial traz o garoto propaganda de 1001 utilidades falando sobre o publicitário que tem 1001 histórias pra contar.

Assista: https://vimeo.com/user135676194

Crédito: Marcello Nicolielo
Por: Acontecendo Aqui

Google é a marca mais influente no Brasil

Ranking da Ipsos de 2020 destacou o desempenho de empresas de tecnologia na pandemia e teve O Boticário como representante nacional.

Na manhã desta quarta-feira, 14, a Ipsos apresentou os resultados da oitava edição brasileira do ranking The Most Influential Brands, que analisa o nível de influência conquistado pelas 108 marcas pesquisadas. Os dados foram coletados em dezembro do ano passado, a partir da metodologia de tracking da Ipsos. Em linhas gerais, o estudo apontou que a população brasileira foi uma das impactadas pela Covid-19, na comparação com os outros 28 países pesquisados.

“Estamos em uma nação muito impactada, a população está insegura”, ressaltou Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, no evento de apresentação dos dados. A descrença nas instituições abre espaço para o desempenho das marcas. Segundo o estudo, 77% dos entrevistados esperam que as empresas contribuam para a sociedade. Ao mesmo tempo, 50% das pessoas se dizem cansadas de marcas que oferecem solidariedade, mas não agem.

Para metrificar a influência, a companhia leva em conta uma série de atributos, que podem ser reunidos em seis dimensões. São elas engajamento, confiança, inovação, presença, responsabilidade social e – a novidade de 2020 – Covid. Essas categoriais podem aparecer com mais ou menos peso dentro do desempenho de uma marca. Os organizadores destacam que, se nos anos anteriores inovação e confiança despontavam entre as top brands, agora, elas dividem espaço de maneira mais igual com responsabilidade social e engajamento (interação digital).

Nesse contexto, o título de marca mais influente de 2020 no Brasil foi conquistado pelo Google, que se mantém na posição desde 2016. Na sequência, aparecem o YouTube, que se consolidou como um canal de entretenimento e serviço ao longo da pandemia, e a Samsung, na terceira posição, que lidera a categoria de mobile. A necessidade de conexão e a migração forçada para o home office impulsionaram o desempenho de outras empresas de tecnologia, como Microsoft e Facebook, que ocuparam o 4º e 5º lugar no ranking, respectivamente.

Empresas de bens de consumo, que oferecem produtos de primeira necessidade, também foram destaque no ranking por sua presença. Colgate conquistou o 6º lugar, enquanto Nestlé ficou com o 7º. O Boticário foi a única marca nacional a ser listada no Top 10. A empresa de beleza teve seu desempenho puxado pelo quesito responsabilidade social. Avaliado pela primeira vez em 2020, o Mercado Livre fez sua estreia já na 9ª posição, com o avanço das compras online. Veja o ranking completo:

1- Google

2- YouTube

3- Samsung

4- Microsoft

5- Facebook

6- Colgate

7- Nestlé

8- O Boticário

9- Mercado Livre

10- Mastercard

Fonte: Meio e Mensagem

Consumo de mídia e internet desacelera no Brasil

Nielsen e Toluna apontam recuo no tempo de navegação nas redes sociais e consumo de TV em relação ao início do período da pandemia

Um dos efeitos já conhecidos da pandemia da Covid-19 no ano passado foi o aumento do consumo de mídia. Com a obrigatoriedade de ficar mais tempo em casa – e a necessidade de se informar acerca da ameaça do coronavírus – as pessoas dedicaram mais tempo ao consumo de conteúdo de TV, internet e plataformas digitais. Pesquisas realizadas pelos maiores institutos ao longo de 2020 apontaram esse crescimento das audiências, algo que acabou, de certa forma, beneficiando os veículos de comunicação nos meses mais rígidos de restrição à circulação.

Embora o atual cenário não esteja tão diferente do registrado há um ano atrás, a relação dos consumidores com o conteúdo tem mudado em relação aos meses anteriores da pandemia. Para entender essas transformações, a Nielsen, em parceria com a Toluna, realizou em janeiro uma nova rodada de pesquisa com 1127 consumidores, de todo o País para mapear seus hábitos de consumo de internet, entretenimento, vídeos e uso de tecnologia, de forma geral.

Chamado de Digital Consumer Study, o mapeamento teve uma primeira onda em junho de 2020, quando a ideia era mensuras o impacto inicial da Covid-19 na rotina das pessoas. Agora, os resultados que acabam de ser revelados pelos institutos de pesquisa apontam uma redução do consumo de redes sociais, desgaste de alguns formatos (como as lives), alta do streaming na rotina cotidiana e o crescimento da utilização de desktops para acessar a internet, como reflexo do trabalho remoto.

“O que observamos, de maneira geral, é que após aquela forte alta do consumo de conteúdo e de internet, observada nos primeiros meses de pandemia, voltou aos patamares normais posteriormente”, analisa Stephanie Castus, responsável pela pesquisa Digital Consumer Study na Nielsen. Em junho de 2020, na primeira onda do estudo, 67% dos entrevistados afirmaram que tinham aumentado o tempo dedicado à navergar nas redes sociais. Na edição mais recente, esse percentual recuou para 56%. Ao mesmo tempo, 12% afirmaram que, na verdade, diminuíram o tempo passado nas redes sociais (eram 8% no primeiro levantamento).

Outra diminuição observada foi em relação ao tempo utilizado para assistir a filmes, vídeos ou programas de TV. Em meados de 2020, entre os respondentes, 75% afirmaram que estavam dedicando mais tempo a essas atividades. Já no início de 2021, o percentual recuou para 65%.

A Nielsen e a Toluna destacam, no entanto, que o interesse por conteúdo de streaming deve permanecer mesmo após esse período atípico. Segundo o estudo, o consumo nesses meios já passa o da TV aberta em termos de horas. O YouTube lidera entre os canais de streaming mais utilizados, sendo citado por 86% dos entrevistados. Na sequência, aparece a Netflix, consumida por 77% das pessoas. O Prime Video, da Amazon, fica na terceira posição na lista dos streamings, citado por 42% dos entrevistados.

Na interpretação de Stephanie, da Nielsen, o streaming tende a manter o interesse das pessoas por mais tempo pelo próprio formato dos conteúdos oferecidos por essas plataformas. “As séries e conteúdos dessas plataformas são produzidas para garantir um maior tempo de consumo por parte da audiência, que já criou o hábito de maratonar e assistir às produções continuamente”, diz. Essa lógica também serve para explicar, em sua visão, o arrefecimento do interesse pelas lives, que ganharam as redes sociais e também a mídia tradicional no primeiro semestre do ano passado, mas que foram perdendo espaço nos meses seguintes. “As lives funcionaram como um formato de entretenimento passageiro e não foram capazes de engajar as pessoas a longo prazo. É um tipo de conteúdo voltado ao consumo momentâneo”, pontua.

Se o tempo dedicado ao entretenimento vem diminuindo, em contrapartida, é notável a maior dedicação dos entrevistados ao trabalho: 18% dos respondentes afirmaram passar mais de 15 horas trabalhando, enquanto 23% declarou que trabalha, diariamente, de 10 a 15 horas. Essa rotina impulsionou o uso do desktop no acesso à internet. O device, agora, ficou em segundo lugar como a tela preferida para assistir a filmes e vídeos, perdendo apenas para o smartphone.

Fonte: M&M
Por: Bárbara Sacchitiello
Foto: (Crédito: Carstens Peters/Unsplash)

Ação de Havaianas conecta personagens de Netflix à vida real

Campanha terá produtos licenciados e filme que conta histórias de garra e persistência feminina durante o mês da mulher.

Em sua nova mais nova campanha, em parceria com a Netflix, a Havaianas vai contar as histórias de quatro mulheres da vida real que, inspiradas por personagens do universo do streaming, transformaram suas relações consigo mesmas.

Ação de Havaianas conecta personagens de Netflix à vida real Havaianas

Intitulado #EscuteMinhaVoz, o movimento retrata como as trajetórias de personagens como Eleven (Stranger Things), Maeve (Sex Education), Yennefer (The Witch) e Nairobi (La Casa de Papel) conseguiram motivar Sun Cordeiro, Joyce Carolina, Carolinne Assis e Ariane Anselmo.

Além de homenagear as mulheres, o filme também promove a nova coleção da collab entre Havaianas e Netflix, que pode ser encontrada no Brasil, em toda a América Latina, nos Estados Unidos, na Europa e na Índia, tanto nas lojas físicas quanto na digital flagship store da marca.

“Nosso objetivo ao lançar esse movimento é ampliar a voz dessas mulheres tão potentes e fazer o convite para que outras mulheres façam o mesmo”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, diretora de comunicação global de Havaianas. A criação é da agência Playground.

O filme da Campanha você confere aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=2KchK_PztnA

Fonte: Meio e Mensagem