Nubank, iFood e Havaianas são as mais presentes para brasileiros

O Nubank assumiu a liderança da edição 2021 do ranking “As marcas que conquistaram o Brasil”, estudo realizado pela Ecglobal para medir a conexão emocional entre marcas e consumidores. A empresa elabora o ranking a partir do Net Love Score (NLS), que avalia fidelidade, preferência, love power, amplitude, loyalty score e intensidade. Em seu terceiro ano, o estudo entrevistou 3.182 internautas, que avaliaram marcas de 30 categorias, em nove segmentos de produtos e serviços.

Estudo “As marcas que conquistaram o Brasil”, realizado pela Ecglobal, avalia a conexão emocional entre marcas e consumidores

Em 2021, as marcas tradicionais se colocaram em melhores posições do ranking total, dando ênfase nas que puderam oferecer maior conforto dentro da casa do cliente. Após a líder Nubank, aparecem, pela ordem, iFood, Havaianas, Netflix, Coca-Cola, WhatsApp, Uber, Omo e Samsung (empatados em oitavo lugar), YouTube e Nestlé.

O destaque ficou para as marcas de tecnologia, que continuaram relevantes neste segundo ano de pandemia, mas também para os serviços de aplicativo de entrega e banco digital. Para a edição de 2021, novas categorias entraram na pesquisa: aplicativos de serviços de entrega, produtos de limpeza do lar, produtos para lavar roupas, materiais de construção e decoração, serviços de streaming de vídeo e de música e canais de TV por assinatura.

Nubank, iFood e Havaianas são as mais presentes para brasileiros tabela-marcas-arte-mm-575x700-1-1

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De acordo com o Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal, as marcas que se encaixaram no top 10 foram marcas que tiveram uma maior conexão emocional com os seus consumidores e cliente. “Em 2020, notamos que as marcas de tecnologia tiveram um grande destaque, pois elas foram fundamentais em um momento crítico da pandemia, provendo comunicação e lazer para uma grande quantidade de pessoas que permaneceram boa parte do seu tempo em casa. Já em 2021, mesmo com o seguimento da pandemia, vemos um quadro mais equilibrado onde outras marcas mais tradicionais puderam ser relevantes trazendo conforto para os consumidores. Elas conseguiram gerar essa forte conexão emocional conquistando mentes e corações, ao fazerem parte do seu dia-a-ainda, criando expectativas únicas e relevantes. Os consumidores declaram que não poderiam viver sem elas, ou ficariam muito tristes se deixassem de existir”.

Fonte: Meio&Mensagem
Por: Henrique Cesar Mello

 

Cannes Lions: os cases favoritos aos Leões em 2021

Com base nos shortlists já divulgados e nos resultados de D&AD, One Show e ADC, Meio & Mensagem lista cases internacionais com mais chances de troféus.

Tradicional palco de alguns dos mais inovadores e criativos trabalhos realizados pela indústria de publicidade de todo o mundo, o Cannes Lions, a partir da próxima semana, irá consagrar novos cases com seus cobiçados troféus a partir da próxima segunda-feira, 21.

Baseado nos já divulgados shortlists de Titanium, Innovation e Glass e nos recentes resultados de D&AD, One Show e ADC, Meio & Mensagem lista quais são os cases internacionais com mais chances de conquistar os jurados do Festival nas disputas pelos principais prêmios da edição 2021.

“Boards os Change”, da FCB Chicago para a cidade de Chicago
Em apoio ao movimento Black Lives Matter, a ação usou placas de compensado, que tampavam lojas durante a pandemia, grafitadas com mensagens de protesto, para construir cabines de votação que facilitaram o pré-cadastro dos elitores interessados em participar das eleições presidenciais de 2020.

“Moldy Whopper”, da Ingo Stockholm, David Miami e Publicis Bucharest para Burger King
O já premiadíssimo filme mostra de forma acelerada os 34 dias de decomposição do sanduíche para promover a remoção, na Europa, de conservantes artificiais do Whopper – e aproveita para alfinetar o concorrente McDonald’s, que já foi alvo de experimentos que mostravam que o Big Mac não se decompõe.

“#WombStories”, da AMVBBDO London para LIbresse
“A marca de absorventes pode repetir a boa performance que teve e 2019, quando sua “Viva La Vulva” foi a terceira campanha mais premiada do mundo em Cannes. A nova ação mistura filmes de animação muito caprichados com histórias reais de mulheres sobre tabus como não ter filhos e sofrimento no período menstrual. No One Show, conquistou ¨GPs.

“Michelob Utra Courtside”, da FCB New York para Michelob Ultra, Microsoft e NBA
Patrocinada pela cerveja Michelob Ultra, a experiência das plateias virtuais em telas digitais colocadas nas quadras das finais da NBA, viabilizadas pelo Teams, da Microsoft, engajou até o ex-presidente Barack Obama e chega a Cannes carregando três Grand Prix do One Show.

“The Uncensored Library”, da DDB Berlin para Repórteres Sem Fronteiras
Para driblar a cenrusa de alguns países, a ONG colocou artigos proibidos em uma biblioteca virtual construída dentro do game Minecraft, que consegue driblar bloqueios impostos à internet e permitir acesso global às informações.

“You Love Me”, da Translation LLC para Beats by Dre.
A campanha da marca de fones de ouvido e equipamento de áudio da Apple coordena as experiências cotidianas de desigualdade e racismo enaltecendo a música, o estilo e a cultura negras. Para o A-List, do Ad Age, é o filme mais artisticamente bem trabalhado do ano.

“Enjoy Before Returning”, da Publicis Italy para Diesel
O filme aborda de forma bem-humorada a prática de comprar um item online, usá-lo uma vez e, depois, devolvê-lo. A postura ousada da marca, de não incentivar, mas também de não condenar o comportamento, é inédita na indústria do vestuário.

“True Name”, da McCann New York para Mastercard
A ação permite que pessoas trans mudem seus nomes com facilidade nos cartões de crédito e aborda o tema em comercial explicativo protagonizado por atores transgêneros e não-binários. Ganhou dois GPs no One Show e está nos shortlists de Titanium e Glass.

 

Fonte: Meio e Mensagem

HOJE | Lançamento da AJOR – Associação de Jornalismo Digital

Os veículos digitais estão há alguns anos liderando a inovação no jornalismo brasileiro

 Nesta segunda-feira, 7 de junho, Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, está sendo anunciada a chegada da AJOR – Associação de Jornalismo Digital, que reúne 30 organizações de vários pontos do país. Entre elas estão organizações como Agência Pública, Congresso em Foco, Meio, Nexo, Repórter Brasil e Jota.Presidida por Natalia Viana, co-diretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo, a associação tem como principal missão o fortalecimento do jornalismo digital brasileiro. Suas atividades baseiam-se em três eixos de atuação: a profissionalização e fortalecimento das associadas, a defesa do jornalismo e da democracia e a promoção da diversidade.”Os veículos digitais estão há alguns anos liderando a inovação no jornalismo brasileiro. A associação vem para fortalecer esse cenário e portanto melhorar o nosso jornalismo como um todo em um momento em que ele enfrenta sérios desafios.”Para comemorar o lançamento, o Conselho da Ajor convidou o professor Rosental Alves, diretor do Knight Center for Journalism in the Americas para uma live no dia 10 de junho, às 19 horas. Rosental, que contribuiu para a articulação que levou à formação da AJOR, vai conduzir a conversa com os representantes da nova associação.
LANÇAMENTO
O AcontecendoAqui é assinante da AJOR e compartilha a primeira newsletter enviada hoje aos assinantes. E você pode conhecer seu conteúdo clicando AQUI

Marca de vodca reedita ação de apoio à causa LGBTQIA+

Inspirada no símbolo do Orgulho LGBTQIA+, celebrado internacionalmente no mês de junho, a marca de vodca Absolut trouxe ao Brasil uma nova versão da sua icônica garrafa Rainbow. Com as cores da diversidade, o item homenageia o artista e ativista norte- americano Gilbert Baker, designer original da bandeira do arco-íris de 1978. Parte das vendas da edição especial, que está disponível no site Drinks and Clubs, por R$ 150, será revertida à Casa1, centro de acolhimento e assistência social localizado em São Paulo. Desde 2017, o projeto já deu suporte físico e mental a mais de 380 jovens expulsos de casa ou em situação de risco por sua orientação sexual ou identidade de gênero.

“Em um contexto epidêmico e de tantas incertezas, o suporte de organizações é o que permite que sigamos existindo e atendendo a demandas cada vez mais crescentes”, diz Iran Giusti, diretor executivo do projeto social.

Além do apoio para a manutenção da Casa1, a Absolut diz estar comprometida em dar visibilidade a projetos da comunidade, promover ações contínuas de suporte e se posicionar contra importantes questões, como o #AbaixoPL504 – o projeto de lei em São Paulo que quer proibir qualquer propaganda ou publicidade com pessoas ou famílias LGBTQIA+ e está atualmente em fase de análise na Assembleia Legislativa do estado.

Esta é a segunda vez que a marca de vodca vende a garrafa Absolut Rainbow. A primeira foi em 2020, época da campanha “Orgulho Incancelável”, que pretendia celebrar o orgulho da comunidade mesmo com o cancelamento da Parada LGBT em decorrência da pandemia.

Segundo Patrícia Cardoso, diretora de marketing da Pernod Ricard Brasil, dona da Absolut, a marca tem um longo histórico ligado à causa. “Desde o início dos anos 1980, atuamos em prol do reconhecimento e visibilidade da diversidade e, neste momento de extrema vulnerabilidade social, damos um passo à frente novamente com ações afirmativas”, diz.

Fonte: Forbes

Investimento em publicidade soma R$ 11,2 bilhões no trimestre

Dados da Kantar Ibope Media sinalizam um desempenho estável na comparação com os primeiros três meses de 2020, com recuo de 1,2%

Nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, os investimentos em publicidade no Brasil alcançaram o valor de R$ 11,2 bilhões, de acordo com dados revelados pela Kantar Ibope Media nesta sexta-feira, 7. O montante é 1,2% inferior ao registrado pelo mesmo estudo da consultoria no primeiro trimestre de 2020, o que representa, na visão da Kantar, uma estabilidade do mercado e um sinal de recuperação no ritmo dos investimentos após um ano de 2020 marcado por retrações econômicas decorrentes da crise da pandemia de Covid-19.

De acordo com Adriana Fávaro, diretora de desenvolvimento de negócios da Kantar Ibope Media, os resultados do primeiro semestre sinalizam uma acomodação do mercado publicitário em relação às novas lógicas de consumo que se desenharam após a pandemia e apontam que os anunciantes se conscientizaram da importância de manter uma comunicação ativa com seu público-alvo. Em 2020, a Kantar Ibope Media reportou um investimento total de R$ 49 bilhões em publicidade no Brasil, número 9,8% inferior ao registrado em 2019, período anterior à pandemia.

O desempenho dos negócios do primeiro trimestre foram impulsionados por alguns setores que ampliaram as verbas destinadas à compra de mídia, como o Imobiliário, que cresceu seus investimentos em 53%; o de telecomunicações, cujo investimento em mídia aumentou 43% no primeiro trimestre e Eletrônicos & Informática, cujas verbas de compra de mídia aumentarem 36%, segundo consultoria.

Esses três setores, na visão de Adriana, tem em comum o fato de refletir os novos hábitos de vivência e consumo da sociedade. As pessoas vem sendo obrigadas a passar mais tempo em casa, seja para trabalho ou para atividades de lazer, o que impulsiona o uso de smartphones e demais devices tecnológicos, que demandam, por sua vez, mais conexão e serviços de telefonia e TV. “Desde que a pandemia começou, todas as pessoas mudaram, de alguma maneira, seus hábitos e isso acabou interferindo na dinâmica dos setores econômicos, que passaram a investir mais em publicidade”, comenta a porta-voz da consultoria.

Ao mesmo tempo em que alguns segmentos econômicos são impulsionados pelos diferentes hábitos de consumo, outros ainda sofrem os efeitos da paralisação das atividades e retração do interesse dos consumidores por conta das medidas restritivas de combate à pandemia. É o caso do setor de turismo, cujo investimento em publicidade recuou 43% no primeiro trimestre de 2021 na comparação com o mesmo período de 2020. O segmento de bebidas, que sofreu os impactos do fechamento dos bares e restaurantes em algumas grandes brasileiras na primeira parte do ano, teve um recuo de 27% nos seus investimentos em publicidade no primeiro trimestre do ano. A mesma queda também foi registrada no setor automotivo, que desde o ano passado também vem enfrentando dificuldades em meio à crise de Covid-19.

Fonte: M&M

Final do BBB21 tem 63 comerciais nos intervalos

Anunciantes aproveitam a exposição do último episódio da temporada, que rendeu recordes comerciais a Globo

Exibido na noite dessa terça-feira, 4 (e já no início na madrugada de terça-feira, 5), o último episódio da edição deste ano do Big Brother Brasil reforçou o poder do reality-show em atrair anunciantes. Para aproveitar o interesse da audiência no desfecho da disputa, dezenas de  marcas exibiram mensagens publicitárias no intervalo do programa.

O encerramento do reality, que consagrou a participante Juliette Freire como a campeã, exibiu seis blocos de intervalos comerciais, com 63 filmes publicitários, ao todo. Alguns anunciantes exibiram suas mensagens mais de uma vez, como a plataforma de e-commerce AliExpress, a Amazon e o Itaú.

Parte dessas marcas exibidas na final eram patrocinadores do reality, que investiram para vincular suas marcas ao longo de todo o programa. É o caso de Avon, Americanas, P&G, Amstel, Seara, McDonald’s e PicPay.

Mesmo as empresas que não patrocinaram o BBB aproveitaram a visibilidade da atração para exibir suas mensagens publicitárias, como Natura, Vivo, Tim, Electrolux, Riachuelo, Casas Bahia, Banco Original, Doril, CVC, MyCon, Engov, Motorola, Pão de Açúcar, Addera, Simparic, Magazine Luiza, Uber Eats, Brahma e outros.

Alguns anunciantes aproveitaram a final para estrear suas campanhas na TV, como a Britania, que exibiu a campanha que celebra os 65 anos da empresa e apresenta Ivete Sangalo como garota-propaganda. O TikTok também usou a final do BBB para estrear o conceito #IssoOTikTokMostra.

Dentro do programa, durante os 100 dias de exibição do reality-show, a Globo exibiu 196 ações de merchandising, considerando as exibições das marcas na TV aberta e no Multishow, de 22 anunciantes diferentes. Já no digital, foram 537 ações entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa.

 

Por: M&M – 05/05/2021
Foto: Juliette Freire, a campeã do BBB21, é abraçada pelos finalistas Camilla de Lucas e Fiuk (Crédito: GShow)

Samsung vai comercializar publicidade nas TVs conectadas

Empresa quer explorar formatos comerciais para anunciantes em seus televisores conectados à internet.

Auxiliar os anunciantes a se conectarem com a audiência no momento em que ela está receptiva à absorção de conteúdo é a proposta da Samsung Ads, plataforma de publicidade em suas TVs conectadas que a companhia começa a disponibilizar no mercado brasileiro. Na visão da companhia, existe um movimento intenso em direção a serviços sob demanda, plataformas de streaming e jogos e as marcas tem o desafio de manter a conexão com este novo consumidor.

Nesse primeiro momento, a Samsung oferece dois formatos de inserções publicitárias em seus televisores conectados. O primeiro é o Smart Hub, mecanismo de descoberta de conteúdo que reúne os aplicativos disponíveis na TV. Nesse ambiente, o anúncio publicitário poderá ser exibido ao lado dos aplicativos. As marcas também poderão utilizar o espaço da loja de aplicativos do ambiente da Samsung, o App Store Masthead. Ao clicar nesses banners, o usuário pode ter acesso a anúncios em vídeos e links que levam diretamente ao e-commerce ou site do anunciante.

“Também criamos experiências de anúncios no Samsung TV Plus, nosso serviço de streaming de TV gratuito com suporte para anúncios, disponível em todas as Smart TVs da Samsung fabricadas a partir de 2017 e mais recentes. Essas experiências de anúncio podem ser direcionadas a diferentes tipos de público e oferecem aos anunciantes o alcance da TV linear tradicional com a capacidade de endereçamento e medição do digital”, explica Essio Floridi, sales of director da Samsung Ads da América Latina.

A plataforma de publicidade da marca está disponível para uma rede de mais de 11 milhões de smart TVs e a Samsung vê no mercado brasileiro potencial para a exploração publicitário desse tipo de formato. “Nos Estados Unidos, por exemplo, temos visto um grande crescimento no tempo gasto em streaming. Na verdade, desde o último trimestre de 2019, os consumidores dos EUA passam mais tempo em ambientes de visualização em streaming do que linear e a pandemia apenas acelerou essa tendência. Os anunciantes estão realocando suas verbas publicitárias de TV para ainda atingir audiências de massa no linear e, em seguida, conseguem atingir de uma maneira altamente eficaz no streaming aqueles milhões de pessoas que não foram impactadas”, explica o executivo.

A Samsung está apresentando a plataforma de publicidade ao mercado publicitário e já firmou parceria com O Boticário, que tem utilizado a plataforma para exibir seus produtos.

 

Fonte: Meio e Mensagem

Oscar 2021: Nomadland e Netflix levam estatuetas

Netflix é a maior premiada da noite e Disney leva principais categorias.

A93ª edição do Oscar, ou The Academy Awards, foi inédita por ser a primeira vez em que a premiação aceitou a inscrição de filmes exibidos apenas em . Até então, para ser elegível, um filme teria que ser exibido em um cinema em Los Angeles durante sete dias consecutivos, com no mínimo três sessões diárias. Essa é uma das principais regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que foi rompida por conta das possibilidades imprevisíveis de exibição nas grandes telas em decorrência da Covid-19. Na noite deste domingo, 25, a cerimônia de entrega do Oscar celebrou o cinema enquanto consagrou o streaming.

Ao aceitar o premio de Melhor Atriz por Nomadland, da Starlight Pictures (Walt Disney Company), um filme que ela produziu, Frances McDormand fez um apelo: “Um dia, muito, muito em breve, leve todos que você conhece para um cinema, ombro a ombro naquele espaço escuro. E assista a cada filme que está representado aqui esta noite”. O discurso foi uma clara referência a pandemia, que interrompeu atividades e operações de cinemas por todo o mundo. Nomadland foi criado pensando na telona e, por conta da pandemia, foi distribuída nos streamings Hulu e Disney +.

De uma forma ou outra, a decisão da academia amplia a disputa dos streamings pela atenção e reconhecimento dos assinantes. Em 2020, o streaming foi nomeado 24 vezes. Este ano, foram 33 indicações — recorde da empresa até então. Amazon Prime Video recebeu seis indicações; e HBO Max recebeu seis.

Na corrida que compete ao Oscar deste ano, o vencedor é a Netflix, que levou sete estatuetas: Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Figurino por A Voz Suprema do Blues; Melhor Curta de Live-Action por Two Different Strangers; Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you; Melhor Documentário por Professor Polvo; Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte por Mank. Amazon Prime Video recebeu estatuetas por O Som do Silêncio (Melhor Edição e Melhor Som) e HBO Max recebeu Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Canção Original por Judas e o Messias Negro. Esta foi a primeira vez que Netflix foi a empresa mais premiada. Em 2020, a Disney ocupou este lugar.

Porém, apesar de Mank ter sido o filme mais indicado da noite (10), não foi o mais premiado. O longa que ocupou este lugar foi Nomadland, que levou três dos principais prêmios da noite: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. O conglomerado Disney também prevaleceu. Indicada 14 vezes, a Walt Disney Company ganhou três prêmios por Nomadland, da Starlight Pictures; e Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora por Soul, da Pixar.

Toda a edição foi criada para se assemelhar a estética de um filme, e não uma transmissão de televisão, e homenagear tal arte cinematográfica. Como em um filme, a abertura da premiação contava com letreiros para indicar o evento e os atores e diretores que participaram apresentando as categorias, como Laura Dern, Don Cheadle, Brad Pitt e Hong Joon-Ho.

Estes últimos, por sua vez, começaram sua introdução à categoria falando de experiências próprias com longas-metragens, como a primeira vez que foram ao cinema, ou assistiram a um filme internacional ou, então, que efeitos visuais lhe impressionaram quando pequenos.

Regina King, a apresentadora da noite, reforçou a ideia de tentar tornar a experiência do Oscar semelhante a um filme e disse: “Esta noite, estamos aqui para comemorar. Este realmente foi um ano difícil para todos, mas nosso amor pelo cinema ajudou a nos ajudar a passar. Isso nos fez sentir menos isolados e nos conectando quando estávamos separados. Hoje à noite, você vai conhecer uma família criativa de contadores de histórias. Você vai ouvir histórias de como eles se apaixonaram por filmes e como esse amor de filme os conecta aos filmes que estamos aqui para honrar esta noite”, indicou.

“Sim, estamos fazendo isso sem máscara. Você provavelmente está perguntando: ‘Como eles são capazes de fazer isso?’. Bem, pense nisso como um set de filmagem, um filme do Oscar com um elenco de mais de 200 indicados. As pessoas foram testadas, retestadas, ficaram socialmente distantes, e estamos seguindo todos os protocolos rigorosos que nos levaram de volta ao trabalho com segurança. Então, assim como em um set de filmagem, quando estamos rolando, máscaras fora. E quando não estamos enrolando, máscaras. Está bem? É assim que fazemos”, continuou.

Já ao apresentar os profissionais indicados, os apresentadores traçaram trajetórias de carreira de cada concorrente e suas inspirações para trabalhar na área. Essa nova abordagem adicionou alguns minutos ao processo, mas restrição de tempo não foi um problema este ano. A premiação deixou que os vencedores falassem a vontade e por quanto tempo quisessem em seus discursos, não mais restringindo-os a 45 segundos.

O evento não aconteceu no Dolby Theatre, como tem ocorrido desde 2001, quando o espaço foi inaugurado. Desta vez, a premiação foi sediada na estação Union Station, no centro de Los Angeles. Para os indicados que não estavam em Los Angeles, a academia instalou dez estações via satélite em cidades como Londres, Paris e Nova York, ao invés de recorrer às videochamadas.

Discussões atuais
Cada ano, o Oscar também vira palco para críticas sobre a indústria do cinema, seja assédio, falta de representatividade feminina, de profissionais negros, reconhecimento de mercados internacionais e outros. Deste ano, não foi diferente.

No seu monólogo de abertura, Regina King fez questão de pontuar a morte de George Floyd e o julgamento dos culpados: “Estamos de luto pela perda de tantos. E eu tenho que ser honesta. Se as coisas tivessem sido diferentes na semana passada em Minneapolis, eu poderia ter trocado meus saltos por botas de marcha. Agora, eu sei que muitos de vocês em casa querem alcançar o seu controle remoto quando você sente que Hollywood está pregando para você. Mas como mãe de um filho negro, sei o medo com o qual tantos convivem, e nenhuma quantidade de fama ou fortuna muda isso, ok?”.

O comediante e roteirista do Melhor Curta de Live Action (Two Distant Strangers), Travon Free, homenageou vítimas de violência policial: “Hoje a polícia vai matar três pessoas. E amanhã a polícia vai matar três pessoas e no dia seguinte, a polícia vai matar três pessoas porque, em média, a polícia na América todos os dias mata três pessoas. O que equivale a cerca de 1.000 pessoas por ano. E essas pessoas são desproporcionalmente negras. E, você sabe, James Baldwin uma vez disse que a coisa mais desprezível que uma pessoa pode ser é indiferente à dor dos outros. E então eu só peço que você, por favor, não seja indiferente. Por favor, não seja indiferente à nossa dor”.

Ao ganhar na categoria de Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you, os diretores dedicaram o prêmio a todos que tiveram parentes e amigos mortos por armas de fogo e indicou que os Estados Unidos é um dos países que lideram o ranking dos que tem mais morte por armas de fogo no mundo. “Temos que melhorar”, disseram.

Apesar de caminhar para uma evolução na representatividade feminina, esta foi a primeira vez que duas mulheres (Chloé Zhao e Esmeralda Lilly Fennell) foram indicadas a Melhor Direção no mesmo ano. A edição buscou também incluir representatividade com uma atriz apresentando categorias em libras e o diretor de parasita, Bong Joon-Ho, apresentou a categoria de Melhor Direção inteiramente em koreano.

Confira os premiados em todas as categorias:

Melhor Filme
Meu Pai
Judas e o Messias Negro
Mank
Minari
Nomadland 
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Direção
Thomas Vinterberg, por Druk – Mais Uma Rodada
David Fincher, por Mank
Lee Isaac Chung, por Minari
Chloé Zhao, por Nomadland 
Emerald Fennell, por Bela Vingança

Melhor Atriz
Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues
Andra Day, por The United States vs. Billie Holliday
Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
Frances McDormand, por Nomadland 
Carey Mulligan, por Bela Vingança

Melhor Ator
Riz Ahmed, por O Som do Silêncio
Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues
Anthony Hopkins, por Meu Pai
Gary Oldman, por Mank
Steven Yeun, por Minari

Melhor Atriz Coadjuvante
Maria Bakalova, por Borat: Fita Seguinte de Cinema
Glenn Close, por Era Uma Vez Um Sonho
Olivia Colman, por Meu Pai
Amanda Seyfried, por Mank
Youn Yuh-jung, por Minari

Melhor Ator Coadjuvante
Sacha Baron Cohen, por Os 7 de Chicago
Daniel Kaluuya, por Judas e o Messias Negro
Leslie Odom, Jr., por Uma Noite em Miami
Paul Raci, por O Som do Silêncio
Lakeith Stanfield, por Judas e o Messias Negro

Melhor Roteiro Original
Judas e o Messias Negro
Minari

Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Roteiro Adaptado
Borat: Fita Seguinte de Cinema
Meu Pai
Nomadland
Uma Noite em Miami
O Tigre Branco

Melhor Documentário
Collective
Crip Camp: Revolução pela Inclusão
Agente Duplo
Professor Polvo
Time

Melhor Filme Internacional
Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)
Better Days (Hong Kong)
Collective (Romênia)
The Man Who Sold His Skin (Tunísia)
Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

Melhor Animação
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
A Caminho da Lua
Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Soul
Wolfwalkers

Melhor Fotografia
Judas e o Messias Negro
Mank
Relatos do Mundo
Nomadland
Os 7 de Chicago

Melhor Figurino
Emma.
A Voz Suprema do Blues
Mank
Mulan
Pinocchio

Melhor Maquiagem e Penteado
Emma.
Era Uma Vez um Sonho
A Voz Suprema do Blues
Mank
Pinocchio

Melhor Direção de Arte
Meu Pai
A Voz Suprema do Blues
Mank
Relatos do Mundo
Tenet

Melhor Trilha Sonora Original
Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul

Melhor Canção Original
“Fight por You”, de Judas e o Messias Negro
“Hear My Voice, de Os 7 de Chicago
“Husavik”, por Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars
“Io Sí (Senn)”, por Rosa e Momo
“Speak Now”, por Uma Noite em Miami

Melhor Som
Greyhound: Na Mira do Inimigo
Mank
Relatos do Mundo
Soul

O Som do Silêncio

Melhor Edição
Meu Pai
Nomadland
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhores Efeitos Visuais
Problemas Monstruosos
O Céu da Meia-Noite
Mulan
O Grande Ivan
Tenet

Melhor Curta de Animação
Burrow
Genius Loci

If anything happens I love you
Opera
Yes-People

Melhor Curta Live-Action
Feeling Through
The Letter Room
The Present

Two Distant Strangers
The White Eye

Melhor Curta Documental
Colette
A Concerto is a Conversation
Do Not Split
Hunger Ward
A Love Song for Latasha

 

Fonte: Meio e Mensagem

Indicados ao OSCAR 2021

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou na última segunda-feira, 15, os indicados para a 93ª edição do OSCAR. A Netflix sai na frente mais uma vez com 35 indicações, seguida da Amazon que teve 12 indicações. Destaco que pela primeira vez em 93 edições duas mulheres são indicadas a melhor direção, Chloé Zhao, Nomadland e Emerald Fennell, Bela Vingança, Mank foi o filme mais indicado (10 categorias) e seis filmes receberam seis indicações cada: Minari, Nomadland, Meu Pai, Judas e o Messias Negro, Os 7 de Chicago e O Som do Silêncio. Bela vingança  e A Voz Suprema do Blues vem em seguida, com cinco indicações cada. Chadwick Boseman (1976-2020) novamente recebe uma indicação póstuma de ator na categoria principal.

Confira a lista completa dos indicados:

Melhor filme

Meu pai
Judas e o messias negro
Mank
Minari
Nomadland
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor atriz
Viola Davis – “A voz suprema do blues”
Andra Day – “Estados Unidos Vs Billie Holiday”
Vanessa Kirby – “Pieces of a woman”
Frances McDormand – “Nomadland”
Carey Mulligan – “Bela vingança”

Melhor ator

Riz Ahmed – “O som do silêncio”
Chadwick Boseman – “A voz suprema do blues”
Anthony Hopkins – “Meu pai”
Gary Oldman – “Mank”
Steve Yeun – “Minari”

Melhor direção

Thomas Vinterberg – “Druk – Mais uma rodada”
David Fincher – “Mank”
Lee Isaac Chung – “Minari”
Chloé Zhao – “Nomadland”
Emerald Fennell – “Bela vingança”

Melhor atriz coadjuvante

Maria Bakalova – “Borat 2”
Glenn Close – “Era uma vez um sonho”
Olivia Colman – “Meu pai”
Amanda Seyfried – “Mank”
Yuh-Jung Youn – “Minari”

Melhor ator coadjuvante

Sacha Baron Cohen – “Os 7 de Chicago”
Daniel Kaluuya – “Judas e o messias negro”
Leslie Odom Jr. – “Uma noite em Miami”
Paul Raci – “O som do silêncio”
Lakeith Stanfield – “Judas e o messias negro”

Melhor filme internacional

Druk – Mais uma rodada (Dinamarca)
Shaonian de ni (Hong Kong)
Collective (Romênia)
O homem que vendeu sua pele (Tunísia)
Quo vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

Melhor roteiro adaptado

Borat 2
Meu pai
Nomadland
Uma noite em Miami
O tigre branco

Melhor roteiro original

Judas e o Messias negro
Minari
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor figurino

Emma
A voz suprema do blues
Mank
Mulan
Pinóquio

Melhor trilha sonora

Destacamento blood
Mank
Minari
Relatos do mundo
Soul

Melhor animação

Dois irmãos: Uma jornada fantástica
A caminho da lua
Shaun, o Carneiro: O Filme – A fazenda contra-ataca
Soul
Wolfwalkers

Melhor curta de animação

Burrow
Genius Loci
If anything happens I love you
Opera
Yes people

Melhor curta-metragem em live action

Feeling through
The letter room
The present
wo distant strangers
White Eye

Melhor documentário

“Collective”
“Crip camp”
“The mole agent”
“My octopus teacher”
“Time”

Melhor documentário de curta-metragem

Collete
A concerto is a conversation
Do not split
Hunger ward
A love song for Natasha

Melhor som

Greyhound: Na mira do inimigo
Mank
Relatos do mundo
Soul
O som do silêncio

Canção original

Fight for you – “Judas e o messias negro”
Hear my voice – “Os 7 de Chicago”
Husa’vik – “Festival Eurovision da Canção: A saga de Sigrit e Lars”
Io sì – “Rosa e Momo”
Speak now – “Uma noite em Miami”

Maquiagem e cabelo

Emma
Era uma vez um sonho
A voz suprema do blues
Mank
Pinóquio

Efeitos visuais

Problemas monstruosos
O céu da meia-noite
Mulan
O grande Ivan
Tenet

Melhor fotografia

Judas e o messias negro
Mank
Relatos do mundo
Nomadland
Os 7 de Chicago

Melhor edição

Meu pai
Nomadland
Bela vingança
O som do silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor design de produção

Meu pai
A voz suprema do blues
Mank
Relatos do mundo
Tenet

Por: Acontecendo Aqui

Drones formam QR Code gigante para baixar jogo na China

Tem se tornado comum ver drones sendo utilizados para as mais diversas ações. Em muitos casos eles acabam sendo úteis em entregas, mas uma empresa chinesa chamada Bilibili decidiu recorrer a essa tecnologia para criar um show diferente em comemoração ao lançamento do game Princess Connect Re: Dive.

Para realizar essa ação, a companhia conhecida por seus trabalhos com animes e mangás decidiu utilizar 1.500 drones para formar um código QR gigante na cidade de Xangai. Enquanto eles estavam suspensos no ar, os pedestres podiam mirar seus celulares na imagem formada para baixar o game.

Antes da imagem se formar, os drones fizeram algumas coreografias que remetem ao game no ar, presenteando aqueles que estavam na rua um show noturno um tanto quanto diferente, como você pode conferir no vídeo que está na sequência:

Vale mencionar que, além de poder baixar o jogo, quem apontou o celular para as aeronaves não tripuladas também teve a chance de obter mais informações relacionadas ao título, que é um RPG lançado na Ásia no ano passado e no restante do mundo em 2021.

Curiosamente, a Bilibili já havia feito algo parecido no lançamento de Princess Connect Re: Dive (mas sem o uso de drones): na entrada do prédio em que a companhia está instalada, um código QR foi deixado sem nenhum tipo de pista ou indicação do que ele fazia, e quem o escaneava era enviado diretamente para a página de download do game.

 

Fonte: Tecmundo