Netflix é a maior premiada da noite e Disney leva principais categorias.

A93ª edição do Oscar, ou The Academy Awards, foi inédita por ser a primeira vez em que a premiação aceitou a inscrição de filmes exibidos apenas em . Até então, para ser elegível, um filme teria que ser exibido em um cinema em Los Angeles durante sete dias consecutivos, com no mínimo três sessões diárias. Essa é uma das principais regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que foi rompida por conta das possibilidades imprevisíveis de exibição nas grandes telas em decorrência da Covid-19. Na noite deste domingo, 25, a cerimônia de entrega do Oscar celebrou o cinema enquanto consagrou o streaming.

Ao aceitar o premio de Melhor Atriz por Nomadland, da Starlight Pictures (Walt Disney Company), um filme que ela produziu, Frances McDormand fez um apelo: “Um dia, muito, muito em breve, leve todos que você conhece para um cinema, ombro a ombro naquele espaço escuro. E assista a cada filme que está representado aqui esta noite”. O discurso foi uma clara referência a pandemia, que interrompeu atividades e operações de cinemas por todo o mundo. Nomadland foi criado pensando na telona e, por conta da pandemia, foi distribuída nos streamings Hulu e Disney +.

De uma forma ou outra, a decisão da academia amplia a disputa dos streamings pela atenção e reconhecimento dos assinantes. Em 2020, o streaming foi nomeado 24 vezes. Este ano, foram 33 indicações — recorde da empresa até então. Amazon Prime Video recebeu seis indicações; e HBO Max recebeu seis.

Na corrida que compete ao Oscar deste ano, o vencedor é a Netflix, que levou sete estatuetas: Melhor Maquiagem e Penteado e Melhor Figurino por A Voz Suprema do Blues; Melhor Curta de Live-Action por Two Different Strangers; Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you; Melhor Documentário por Professor Polvo; Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte por Mank. Amazon Prime Video recebeu estatuetas por O Som do Silêncio (Melhor Edição e Melhor Som) e HBO Max recebeu Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Canção Original por Judas e o Messias Negro. Esta foi a primeira vez que Netflix foi a empresa mais premiada. Em 2020, a Disney ocupou este lugar.

Porém, apesar de Mank ter sido o filme mais indicado da noite (10), não foi o mais premiado. O longa que ocupou este lugar foi Nomadland, que levou três dos principais prêmios da noite: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. O conglomerado Disney também prevaleceu. Indicada 14 vezes, a Walt Disney Company ganhou três prêmios por Nomadland, da Starlight Pictures; e Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora por Soul, da Pixar.

Toda a edição foi criada para se assemelhar a estética de um filme, e não uma transmissão de televisão, e homenagear tal arte cinematográfica. Como em um filme, a abertura da premiação contava com letreiros para indicar o evento e os atores e diretores que participaram apresentando as categorias, como Laura Dern, Don Cheadle, Brad Pitt e Hong Joon-Ho.

Estes últimos, por sua vez, começaram sua introdução à categoria falando de experiências próprias com longas-metragens, como a primeira vez que foram ao cinema, ou assistiram a um filme internacional ou, então, que efeitos visuais lhe impressionaram quando pequenos.

Regina King, a apresentadora da noite, reforçou a ideia de tentar tornar a experiência do Oscar semelhante a um filme e disse: “Esta noite, estamos aqui para comemorar. Este realmente foi um ano difícil para todos, mas nosso amor pelo cinema ajudou a nos ajudar a passar. Isso nos fez sentir menos isolados e nos conectando quando estávamos separados. Hoje à noite, você vai conhecer uma família criativa de contadores de histórias. Você vai ouvir histórias de como eles se apaixonaram por filmes e como esse amor de filme os conecta aos filmes que estamos aqui para honrar esta noite”, indicou.

“Sim, estamos fazendo isso sem máscara. Você provavelmente está perguntando: ‘Como eles são capazes de fazer isso?’. Bem, pense nisso como um set de filmagem, um filme do Oscar com um elenco de mais de 200 indicados. As pessoas foram testadas, retestadas, ficaram socialmente distantes, e estamos seguindo todos os protocolos rigorosos que nos levaram de volta ao trabalho com segurança. Então, assim como em um set de filmagem, quando estamos rolando, máscaras fora. E quando não estamos enrolando, máscaras. Está bem? É assim que fazemos”, continuou.

Já ao apresentar os profissionais indicados, os apresentadores traçaram trajetórias de carreira de cada concorrente e suas inspirações para trabalhar na área. Essa nova abordagem adicionou alguns minutos ao processo, mas restrição de tempo não foi um problema este ano. A premiação deixou que os vencedores falassem a vontade e por quanto tempo quisessem em seus discursos, não mais restringindo-os a 45 segundos.

O evento não aconteceu no Dolby Theatre, como tem ocorrido desde 2001, quando o espaço foi inaugurado. Desta vez, a premiação foi sediada na estação Union Station, no centro de Los Angeles. Para os indicados que não estavam em Los Angeles, a academia instalou dez estações via satélite em cidades como Londres, Paris e Nova York, ao invés de recorrer às videochamadas.

Discussões atuais
Cada ano, o Oscar também vira palco para críticas sobre a indústria do cinema, seja assédio, falta de representatividade feminina, de profissionais negros, reconhecimento de mercados internacionais e outros. Deste ano, não foi diferente.

No seu monólogo de abertura, Regina King fez questão de pontuar a morte de George Floyd e o julgamento dos culpados: “Estamos de luto pela perda de tantos. E eu tenho que ser honesta. Se as coisas tivessem sido diferentes na semana passada em Minneapolis, eu poderia ter trocado meus saltos por botas de marcha. Agora, eu sei que muitos de vocês em casa querem alcançar o seu controle remoto quando você sente que Hollywood está pregando para você. Mas como mãe de um filho negro, sei o medo com o qual tantos convivem, e nenhuma quantidade de fama ou fortuna muda isso, ok?”.

O comediante e roteirista do Melhor Curta de Live Action (Two Distant Strangers), Travon Free, homenageou vítimas de violência policial: “Hoje a polícia vai matar três pessoas. E amanhã a polícia vai matar três pessoas e no dia seguinte, a polícia vai matar três pessoas porque, em média, a polícia na América todos os dias mata três pessoas. O que equivale a cerca de 1.000 pessoas por ano. E essas pessoas são desproporcionalmente negras. E, você sabe, James Baldwin uma vez disse que a coisa mais desprezível que uma pessoa pode ser é indiferente à dor dos outros. E então eu só peço que você, por favor, não seja indiferente. Por favor, não seja indiferente à nossa dor”.

Ao ganhar na categoria de Melhor Curta de Animação por If anything happens I love you, os diretores dedicaram o prêmio a todos que tiveram parentes e amigos mortos por armas de fogo e indicou que os Estados Unidos é um dos países que lideram o ranking dos que tem mais morte por armas de fogo no mundo. “Temos que melhorar”, disseram.

Apesar de caminhar para uma evolução na representatividade feminina, esta foi a primeira vez que duas mulheres (Chloé Zhao e Esmeralda Lilly Fennell) foram indicadas a Melhor Direção no mesmo ano. A edição buscou também incluir representatividade com uma atriz apresentando categorias em libras e o diretor de parasita, Bong Joon-Ho, apresentou a categoria de Melhor Direção inteiramente em koreano.

Confira os premiados em todas as categorias:

Melhor Filme
Meu Pai
Judas e o Messias Negro
Mank
Minari
Nomadland 
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Direção
Thomas Vinterberg, por Druk – Mais Uma Rodada
David Fincher, por Mank
Lee Isaac Chung, por Minari
Chloé Zhao, por Nomadland 
Emerald Fennell, por Bela Vingança

Melhor Atriz
Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues
Andra Day, por The United States vs. Billie Holliday
Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
Frances McDormand, por Nomadland 
Carey Mulligan, por Bela Vingança

Melhor Ator
Riz Ahmed, por O Som do Silêncio
Chadwick Boseman, por A Voz Suprema do Blues
Anthony Hopkins, por Meu Pai
Gary Oldman, por Mank
Steven Yeun, por Minari

Melhor Atriz Coadjuvante
Maria Bakalova, por Borat: Fita Seguinte de Cinema
Glenn Close, por Era Uma Vez Um Sonho
Olivia Colman, por Meu Pai
Amanda Seyfried, por Mank
Youn Yuh-jung, por Minari

Melhor Ator Coadjuvante
Sacha Baron Cohen, por Os 7 de Chicago
Daniel Kaluuya, por Judas e o Messias Negro
Leslie Odom, Jr., por Uma Noite em Miami
Paul Raci, por O Som do Silêncio
Lakeith Stanfield, por Judas e o Messias Negro

Melhor Roteiro Original
Judas e o Messias Negro
Minari

Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhor Roteiro Adaptado
Borat: Fita Seguinte de Cinema
Meu Pai
Nomadland
Uma Noite em Miami
O Tigre Branco

Melhor Documentário
Collective
Crip Camp: Revolução pela Inclusão
Agente Duplo
Professor Polvo
Time

Melhor Filme Internacional
Druk – Mais Uma Rodada (Dinamarca)
Better Days (Hong Kong)
Collective (Romênia)
The Man Who Sold His Skin (Tunísia)
Quo Vadis, Aida? (Bósnia e Herzegovina)

Melhor Animação
Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
A Caminho da Lua
Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca

Soul
Wolfwalkers

Melhor Fotografia
Judas e o Messias Negro
Mank
Relatos do Mundo
Nomadland
Os 7 de Chicago

Melhor Figurino
Emma.
A Voz Suprema do Blues
Mank
Mulan
Pinocchio

Melhor Maquiagem e Penteado
Emma.
Era Uma Vez um Sonho
A Voz Suprema do Blues
Mank
Pinocchio

Melhor Direção de Arte
Meu Pai
A Voz Suprema do Blues
Mank
Relatos do Mundo
Tenet

Melhor Trilha Sonora Original
Destacamento Blood
Mank
Minari
Relatos do Mundo
Soul

Melhor Canção Original
“Fight por You”, de Judas e o Messias Negro
“Hear My Voice, de Os 7 de Chicago
“Husavik”, por Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars
“Io Sí (Senn)”, por Rosa e Momo
“Speak Now”, por Uma Noite em Miami

Melhor Som
Greyhound: Na Mira do Inimigo
Mank
Relatos do Mundo
Soul

O Som do Silêncio

Melhor Edição
Meu Pai
Nomadland
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Os 7 de Chicago

Melhores Efeitos Visuais
Problemas Monstruosos
O Céu da Meia-Noite
Mulan
O Grande Ivan
Tenet

Melhor Curta de Animação
Burrow
Genius Loci

If anything happens I love you
Opera
Yes-People

Melhor Curta Live-Action
Feeling Through
The Letter Room
The Present

Two Distant Strangers
The White Eye

Melhor Curta Documental
Colette
A Concerto is a Conversation
Do Not Split
Hunger Ward
A Love Song for Latasha

 

Fonte: Meio e Mensagem